OportunidadesSustentabilidade

Eco-Desafio 2022 vai premiar soluções inovadoras para reinventar o uso de plásticos

2 mins de leitura

Desafio promovido pela OEA, YABT e Pepsico e impulsionado pela TIC Americas terá como foco a identificação de soluções sustentáveis que permitirão à indústria e aos consumidores ir além do uso de plásticos e construir um mundo onde eles não serão desperdiçados.

O Eco-Desafio apoia o desenvolvimento sustentável com uma nova visão do plástico, onde resíduos e poluição são eliminados, produtos e materiais são mantidos em uso e sistemas naturais são regenerados, contribuindo para o futuro da sustentabilidade na América Latina e no Caribe. O Eco-Desafio 2022 terá como foco a identificação de soluções escalonáveis e sustentáveis que permitirão à indústria e aos consumidores ir além do uso de plásticos e construir um mundo onde eles não se tornem resíduos ao reduzir, reciclar e reinventar.

Para atingir esses objetivos, o programa visa trabalhar com jovens inovadores e empresários dos Estados membros da OEA no desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às prioridades de reinventar, reduzir e reciclar o uso de PET e fortalecer o engajamento do consumidor no desenvolvimento de ações que apoiará e acelerará a economia circular para plásticos.

A iniciativa faz parte do Competições de Talento e Inovação das Américas – TIC Américas, um programa hemisférico e acelerador de negócios para jovens empreendedores promoverem suas ideias de negócios e Startups. A TIC Américas se diferencia de outras competições de planos de negócios existentes ao incorporar fases  de “antes e depois”: fornecendo treinamento e mentoria, acompanhamento, vínculos de investimento e oportunidades de promoção, entre outros

Podem se inscrever jovens entre 18 e 34 anos, que possuam ideias ou projetos empreendedores e inovadores, com soluções focadas em embalagens sustentáveis e reciclagem. A Melhor Equipe do Eco Desafio 2022 receberá 10 mil dólares e a segunda melhor equipe receberá 5 mil dólares para apoiar a implementação de seu projeto.

O desafio é divido em duas prioridades:

  • Reduza e Recicle: Reduzir a quantidade de plástico que usamos e reciclar mais plástico para manter o material na economia circular;
  • Reinvente: materiais e soluções de embalagem.

As inscrições seguem abertas até o dia 1º de fevereiro. Para mais informações e para realizar a sua inscrição acesse o site oficial do programa.

Assine nossa neswletter