CausasOportunidadesOrganizações

Edital Vidas Negras vai fortalecer estratégias de ativismo, resistência e resiliência

2 mins de leitura

O edital do Fundo Baobá destina-se a apoiar organizações que desenvolvam ações práticas para o enfrentamento ao racismo, à violência sistêmica e às injustiças criminais com perfilamento racial no Brasil.

Estão abertas as inscrições para o edital Vidas Negras: Dignidade e Justiça, uma iniciativa do Fundo Baobá e que conta com o apoio do Google.org. A iniciativa integra o Programa Equidade Racial e Justiça e vai apoiar organizações que desenvolvam ações práticas para o enfrentamento ao racismo, à violência sistêmica e às injustiças criminais de cunho racial no Brasil. 

O programa é uma oportunidade para população negra fortalecer estratégias de ativismo, resistência e resiliência frente às injustiças raciais recorrentes, envolvendo e engajando comunidades, vítimas, sobreviventes e aliados. Podem participar organizações negras com CNPJ ativo há mais de 1 ano, sem fins lucrativos, compostas por 85% ou mais de membros e diretoria/coordenação autodeclarada negra (preta ou parda) e com, pelo menos, uma pessoa em regime de dedicação exclusiva (exigências da instituição financiadora).

Serão selecionadas 10 organizações em todo o território nacional que, além de suporte técnico para o fortalecimento institucional, receberão um aporte financeiro de R$100 mil.

O edital possui 4 eixos temáticos de atuação: Enfrentamento à violência racial sistêmica; Proteção comunitária e da equidade racial; Enfrentamento ao encarceramento em massa entre adultos e jovens negros e redução da idade penal para adolescentes; Reparação para vítimas e sobreviventes de injustiças criminais com viés racial.

Serão apoiadas, exclusivamente propostas que atendam os critérios de: relevância; coerência, consistência e sustentabilidade.

As inscrições vão até 6 de junho de 2021 e podem ser feitas no site oficial do programa.

O Fundo Baobá

O Fundo Baobá para Equidade Racial é o primeiro e único fundo dedicado, exclusivamente, para a promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Criado em 2011, o Fundo Baobá é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para o apoio a projetos e ações pró-equidade racial para a população negra. 

O Fundo Baobá trabalha fortalecendo e investindo, prioritariamente por meio de editais, em organizações e lideranças negras comprometidas com o enfrentamento ao racismo, a promoção da equidade racial e da justiça social. Parte significativa das doações feitas pelo Fundo Baobá concentra-se na região nordeste do país. Para a organização essa região é estratégica para a promoção da equidade racial, por sua composição demográfica, seu histórico de resiliência e inovação neste campo. O Fundo Baobá implementa uma agenda filantrópica baseada nos valores ética, efetividade na gestão, transparência e justiça social. A sua atuação pode ser apresentada em três grandes dimensões:  articulação social, mobilização de recursos e investimento programático.

Assine nossa neswletter