Fórum de Investimentos e Negócios de Impacto lança evento online para pensar o pós-crise

15 de junho de 2020

Por Impacta Nordeste

Evento vai discutir como os negócios de impacto podem contribuir para a retomada da economia após a crise em um futuro com menos desigualdade.


Com a pandemia do coronavírus, o Fórum de Investimentos e Negócio de Impacto precisou adiar o evento para novembro de 2020.

E como aquecimento para o evento, entre os dias 30 de junho à 1° de julho, o Fórum vai realizar o pré-evento online Impacta Mais ON – Construindo uma Nova Economia com Impacto Positivo, para discutir questões relevantes para empreendedores de impacto e que, mais tarde, serão abordadas no próprio Fórum.

De acordo Vivian Rubia, coordenadora de programas do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), a ideia do Impacta Mais ON é criar um espaço para que os atores do ecossistema de investimentos e negócios de impacto possam se encontrar neste momento onde há tantas ideias circulando. 

Neste pré-evento, o Impacta Mais ON vai debater a construção de uma nova economia com impacto positivo no pós-crise, já que o momento atual trouxe à tona discussões urgentes nas esferas social, econômica e ambiental. A programação foi pensada de acordo com a necessidade de pensar como os negócios de impacto podem trazer mais impacto social para novos investimentos e como as incubadoras, agentes intermediários e outros atores do ecossistema podem contribuir com o cenário atual.

“Temos que ser cuidadosos com a expressão corriqueira de que a ‘crise é uma oportunidade’. Já sabemos que a crise tem trazido perdas inestimáveis, tem impacto direto no atingimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável e gerou um aprofundamento de pensar sobre as desigualdades do mundo todo. Por isso, queremos reforçar que, agora, são as necessidades ficam tão evidentes e que o campo dos investimentos e negócios de impacto podem contribuir de forma muito positiva no sentido de reorientar negócios e investimentos para gerar mais impacto positivo.”, afirma Vivian.

Sobre a programação

O Impacta Mais ON terá formato similar as edições presenciais do Fórum. Aspectos como co-construção, cooperação e suporte mútuo serão abordados durante os três dias de evento, todas pensadas para apoiar a construção de leituras e cenários do ecossistema de impacto e seu papel no processo de recuperação econômica.

No dia 30 de junho, o evento vai abrir com o painel “Qual é a contribuição dos investimentos e negócios de impacto para novos paradigmas econômicos?”, trazendo como um dos palestrantes Sir Ronald Cohen, presidente do conselho do Global Steering Group for Impact Investment (GSG).

Ainda no dia 30, será realizada o Cenários e Caminhos para a Transformação, atividade feita especialmente para que os participantes do evento possam trocar ideias sobre o assunto juntamente com a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto. As contribuições serão utilizadas como base para a construção de relatório sobre o ecossistema dos negócios de impacto, com lançamento previsto para agosto de 2020.

E para o encerramento do evento, será realizada atividade com tema O (IM)PACTO que queremos: co-criando uma visão para o ecossistema de investimentos e negócios de impacto. A atividade vai contar com a participação de especialistas de diferentes organizações para compartilhar suas experiências e perspectivas sobre os negócios de impacto. 

As inscrições para o evento Impacta Mais ON já estão abertas e podem ser realizadas neste link. A inscrição é gratuita.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!