Saberes

Fundo Casa lança publicação com reflexões para democratizar o acesso aos recursos da filantropia para os povos indígenas

2 mins de leitura

“Apoiando soluções a partir das tradições” é a nova publicação do Fundo Casa que analisa dados sobre os mais de R$ 31 milhões doados diretamente a associações indígenas de todo o país

*Com informações de Fundo Casa

Democratizar o acesso aos recursos da filantropia é parte da missão do Fundo Casa. Desde o início de sua atuação, já foram cerca de 4 mil projetos apoiados, fortalecendo comunidades que desenvolvem soluções para os problemas globais por meio de iniciativas locais, sempre levando em consideração os conhecimentos e tradições de quem vive na prática os desafios em seus territórios.

Destes quase 4 mil apoios realizados pelo Fundo Casa em sua história, 727 foram apoios diretos a associações e organizações lideradas pelos povos indígenas do Brasil. São mais de R$ 31 milhões doados aos povos originários, alcançando 402 associações de 182 etnias, o que representa 60% das 305 etnias indígenas brasileiras reconhecidas. Estes importantes números tornam o Fundo Casa um dos maiores parceiros das iniciativas lideradas por comunidades indígenas no Brasil, tudo isso realizado por meio de um cuidadoso processo que envolve escuta e confiança. 

Estes apoios são realizados de forma estratégica e coordenada, com recursos na medida certa para fortalecer as iniciativas de associações indígenas, possibilitando que estas comunidades sejam as verdadeiras protagonistas das transformações que desejam ver em seus territórios. Esta metodologia de apoio, validada e aprovada pelas comunidades, tem sido cada vez mais reconhecida e respeitada também pelo campo da filantropia, mas ainda há muito espaço para discussão e muito pode ser feito para ampliar a confiança na atuação das comunidades locais.

Estes são alguns dados e reflexões que o Fundo Casa traz na publicação: “Apoiando soluções a partir das tradições – Democratizando o acesso aos recursos da filantropia para os povos indígenas no Brasil”. O estudo, escrito a muitas mãos, compila dados, histórias, depoimentos e reflexões sobre a experiência do Fundo Casa no apoio direto às iniciativas de comunidades indígenas, que atuam em diferentes frentes e temas, porém, convergem sempre na proteção da cultura e principalmente na proteção do meio ambiente e de importantes biomas.

Para baixar a publicação, acesse o site oficial do Fundo Casa.