Iniciativa realizada pela Plataforma Impacta Nordeste em parceria com o Instiuto Sabin, e apoio institucional do MDIC/ENIMPACTO, Aliança pelo Impacto e SEBRAE, vai conectar os ecossistemas locais com articulações nacionais e fortalecer negócios para impulsionar a Economia de Impacto no Maranhão e no Piauí.
Diante das mudanças climáticas e dos diversos desafios sociais, é cada vez mais urgente a transição para um modelo econômico que equilibre o lucro e o bem-estar das pessoas e do planeta. Nesse cenário, a Economia de Impacto emerge como um caminho promissor para gerar soluções inovadoras.
A Economia de Impacto é uma modalidade econômica caracterizada pelo equilíbrio entre a busca de resultados financeiros e a promoção de soluções para problemas sociais e ambientais, por meio de empreendimentos com impacto socioambiental positivo, que permitam a regeneração, a restauração e a renovação dos recursos naturais, a inclusão de comunidades, e contribuam para um sistema econômico inclusivo, equitativo e regenerativo.
Nos últimos anos, surgiram diversas iniciativas voltadas para o desenvolvimento de soluções ambientais e sociais no Nordeste. Reconhecendo os desafios enfrentados pelos estados do Maranhão e do Piauí nessas áreas, bem como os seus potenciais para a criação de soluções transformadoras, a Plataforma Impacta Nordeste, em parceria com o Instituto Sabin, anuncia o lançamento do Programa Impulsio.ne Ecossistemas de Impacto – Maranhão e Piauí.
A iniciativa, que também conta com o apoio institucional da Aliança pelo Impacto, MDIC/Enimpacto e o Sebrae, tem como objetivo conectar os ecossistemas de negócios de impacto socioambiental locais com articulações nacionais, assim como fortalecer e incentivar o surgimento de novos negócios de impacto nos dois estados. Para isso, o programa vai realizar duas iniciativas:
Encontro de articulação – Conexão: Economia de Impacto
Serão realizados dois encontros de articulação, um em cada estado, que vão reunir empreendedores, gestores, acadêmicos e líderes de diferentes setores para debater os desafios e oportunidades da Economia de Impacto. A iniciativa também vai contribuir para o fortalecimento do ecossistema local, promovendo conexões com articulações nacionais e proporcionando a oportunidade dos participantes colaborarem na estruturação do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto) no estado.
O Simpacto faz parte da Estratégia Nacional da Economia de Impacto (Enimpacto), uma articulação de órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil com o objetivo de promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de investimentos e negócios de impacto, liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço.
Os painelistas convidados incluem representantes da Aliança pelo Impacto, do MDIC, do Instituto Sabin e empreendedores locais. A mediação será realizada por Marcello Santo, diretor-fundador da Plataforma Impacta Nordeste. Serão abordados temas como: A Economia de Impacto e a Agenda 2030/ODS; O que são negócios de impacto? Oportunidades para promover impacto social positivo por meio de modelos de negócios; A ENIMPACTO e a construção do SIMPACTO.
Podem participar empreendedores à frente de negócios que proporcionam impacto social positivo, lideranças dos ecossistemas de negócios de impacto, inovação, economia criativa, economia circular, economia solidária, agricultura sustentável, assim como centros de inovação, incubadoras e aceleradoras, organizações da sociedade civil, gestores públicos, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados em atuar com a Economia de Impacto.
Serão realizados dois encontros. Confira a seguir as informações:
Conexão: Economia de Impacto – Maranhão
Data: 23 de julho de 2024
Horário: 14h às 18h
Local: Sebraelab – Multicenter Negócios e Eventos, Parque Estadual Sítio do Rangedor – Av. Jerônimo de Albuquerque – Cohafuma, São Luiz (MA).
Conexão: Economia de Impacto – Piauí
Data: 25 de julho de 2024
Horário: 14h às 18h
Local: Espaço S – Teresina Shopping, Av. Raul Lopes, 1000 – Noivos, Teresina (PI).
Pré-aceleração de Negócios de Impacto
Para fortalecer e incentivar novos negócios de impacto social no Maranhão e no Piauí, a iniciativa também vai oferecer um Programa de Pré-Aceleração de Negócios de Impacto destinado a negócios em estágios iniciais de desenvolvimento.
Totalmente gratuito, com duração de 3 meses e formato online, o programa é conduzido e pela Motirô, aceleradora de negócios de impacto da Plataforma Impacta Nordeste, e oferece capacitação em estruturação de negócios de impacto, finanças e captação, marketing e vendas, além de mentorias individuais mensais para cada negócio, apoio de especialistas, conexão com potenciais parceiros e dois investimentos semente de R$ 3 mil.
As inscrições para participar dos eventos de articulação Conexão: Economia de Impacto já estão abertas. As inscrições para o Programa de Pré-Aceleração de Negócios de Impacto serão abertas após a realização dos eventos, no dia 29/07, mas os empreendedores já podem realizar a sua pré-inscrição.
Para saber mais, os interessados devem acessar o site do Programa Impulsio.ne Ecossistemas de Impacto no link: https://impulsione.impactanordeste.com.br/ecossistemas.