GIFE lança plataforma Sociedade Viva

22 de junho de 2020

Por Impacta Nordeste

Plataforma visa divulgar e valorizar as iniciativas e ações sociais em atividade no Brasil que estão ajudando no enfrentamento da COVID-19.


Em meio à números e notícias tristes relacionadas à pandemia do coronavírus no Brasil dia após dia, muitas pessoas se uniram desde o início com a missão de ajudar quem mais precisa nesse momento difícil.

Com o objetivo de reunir e dar voz à quem está nessa “linha de frente”, o GIFE lançou neste mês a plataforma Sociedade Viva. Na plataforma, ONGs, coletivos, empresas, associações, entre outras organizações de todo o Brasil encontram um espaço para divulgar suas histórias e iniciativas de mobilização social em diversas frentes, como educação, cultura e bem estar, saúde, emprego e renda, apoio a gestão pública, segurança e proteção social.

De acordo com Erika Sanchez Saez, coordenadora da plataforma, entre as motivações para a criação da iniciativa está a necessidade de as diferentes camadas que compõem a sociedade civil organizada se unirem para explicar o que é a ação cidadã institucionalizada, o que faz, por que é importante e quais são as suas contribuições para o país. 

“Nos últimos anos, a necessidade de iluminar esse porquê da sociedade civil tem sido intensificada, uma vez que as OSCs têm sofrido ataques e sido alvos de críticas, inclusive por parte de organismos oficiais. Nesse sentido, é necessário criar uma narrativa pública que explique a importância dessas organizações e da ação coletiva feita por empresas, universidades, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil, movimentos e coletivos”, reflete. 

A Sociedade Viva conta com o apoio de representantes do investimento social privado (ISP): Instituto Alana, Ford Foundation, Fundação Bradesco, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann, Fundação Tite Setubal, Instituto ACP, Instituto Unibanco e Laudes Foundation.

Se você integra alguma iniciativa como essa e quer divulgá-la para mais pessoas, acesse o espaço Envie sua História na plataforma e envie seus arquivos (texto, vídeos, imagens e documentos) sobre o seu trabalho.

Para conhecer mais sobre a Sociedade Viva, clique aqui.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!