DiversidadeESG

Hoje é Dia de Doar! Quer ajudar? Veja diferentes formas que você pode contribuir, até sem usar o seu dinheiro!

4 mins de leitura

Por Impacta Nordeste


Hoje, dia 3 de dezembro, é Dia de Doar! Esse movimento global de solidariedade foi criado nos Estados Unidos em 2012 e desde então acontece sempre após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) e a Black Friday. A escolha da data tem uma explicação lógica: é uma forma de fazer uma “crítica” para o típico consumo desenfreado nesta época do ano.

O Movimento chamou a atenção rapidamente e foi adotado por mais de 50 países, incluindo o Brasil. Por aqui, a ação é promovida pelo Movimento Por Uma Cultura de Doação, união colaborativa de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil.

A ideia do Movimento Dia de Doar é a democratização da filantropia, ou seja, fazer com que as pessoas acreditem que possuem, sim, condições e grande poder para transformar a vida de toda uma comunidade e que todo tipo de ajuda é mais do que bem vinda.

Muitas pessoas querem ajudar mas não sabem como. Nós preparamos algumas dicas para você que quer contribuir com uma causa mas tem dúvidas de como fazer. Continue lendo e descubra diferentes formas de ajudar quem mais precisa. Você pode até ajudar financeiramente organizações que trabalham para transformar a realidade de milhares de pessoas sem doar dinheiro! Saiba como.

Escolha uma causa

O ato de doar pode ter diferentes motivações. Antes de contribuir, pare um minutinho e pense qual tipo de causa você mais se identifica. Existem diferentes organizações que atuam em prol de diferentes causas. Alguns exemplos de causas que você pode contribuir são:

  • Alívio imediato aos mais necessitados (alimento, água, material de higiene pessoal, roupas, etc);
  • Oportunidade de estudos para crianças que não possuem acesso a uma educação de qualidade;
  • Construção/reforma de casas populares para pessoas que vivem em áreas de risco;
  • Ajuda no tratamento médico de doenças complexas (Câncer, HIV, etc);
  • Auxilio a grupos de apoio à população LGBT+;
  • Auxilio a portadores de alguma deficiência;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Acesso à esporte e lazer;

Conheça uma instituição/organização

Muitas pessoas já conhecem organizações em sua cidade que possuem trabalho reconhecido. Podem ser organizações de grande porte com atuação internacional ou de pequeno porte com atuação local em determinado bairro. É importante acompanhar e pesquisar a atuação das organizações que atuam com as causas que você se identifica. Visite o site e/ou as redes sociais da organização. Se possível, visite sua sede e conheça pessoalmente o trabalho realizado.

Se você não conhece uma organização em sua cidade/estado ou gostaria de conhecer outras, nós realizamos um mapeamento constante de organizações que trabalham para transformar vidas no Nordeste. Clique aqui para conhecer e acessar os respectivos sites.

Financiamento Coletivo (Crowdfunding)

Uma outra forma de ajudar organizações e projetos transformadores são os financiamentos coletivos. O financiamento coletivo é uma forma em que as organizações mobilizam possíveis doadores para arrecadar fundos de maneira pulverizada, onde cada pessoa doa um pouquinho, e assim as organizações não ficam dependentes apenas de grandes doações de empresas.

Nós somos parceiros da Benfeitoria, uma das plataformas pioneiras em crowdfunding no Brasil. Ao longo de 8 anos de história, a plataforma já movimentou mais de 41 milhões de reais, viabilizando mais de 2.300 projetos. Mas afinal, como funciona o financiamento coletivo?

  • Modelos de Crowdfunding:

Atualmente, o financiamento coletivo possui três diferentes modalidades: Pontual, Recorrente e Matchfunding. Cada uma delas, possui a sua dinâmica para arrecadação de recursos. Mas uma característica é comum – e fundamental – em todas: Elas precisam que o Coletivo abrace a sua ideia! 

  • Financiamento Coletivo Pontual

O crowdfunding Pontual é ideal para quem quer tirar projetos da gaveta! Funciona assim: você estipula metas financeiras que deseja alcançar, define um prazo para arrecadar esse valor (de 1 a 60 dias) e propõe diferentes faixas de colaboração financeira. Cada pessoa colabora com o quanto quiser/puder e, para cada faixa de colaboração, é oferecida uma recompensa em troca. Essa recompensa pode ser simbólica, pode ser produto ou uma experiência. 

  • Financiamento Coletivo Recorrente

Já o crowdfunding Recorrente é para projetos, artistas e outras iniciativas que buscam sustentabilidade financeira e engajamento de rede. O apoio aqui é contínuo, feito a partir de colaborações mensais. Funciona como um clube de assinaturas, ou seja, as pessoas que apoiam os projetos dessa dinâmica tornam-se assinantes.

Um exemplo de campanha Recorrente é o projeto Casa 1, um centro de acolhida de jovens LGBT expulsos de casa pela família. Todo mês, a campanha arrecada quase R$ 100 mil reais para manter o espaço de portas abertas e continuar realizando suas atividades culturais. 

  • Matchfunding 

Matchfunding é a modalidade turbinada do financiamento coletivo. O funcionamento é bem simples: para cada real que uma pessoa colocar em uma campanha de crowdfunding, a organização parceira do projeto coloca mais um valor, podendo duplicar ou triplicar a arrecadação. É bom para o projeto, que recebe um impulso a mais. É bom para o colaborador, que recebe a recompensa em dobro. É bom para o parceiro, que ajuda a tirar projetos relevantes do papel com a ajuda da inteligência coletiva.

Nós trabalhamos para divulgar as campanhas de financiamento coletivo do Nordeste que estão na Benfeitoria. Quer saber quais campanhas que estão precisando de ajuda na região? Clique aqui para conhecer.

Doe para causas sem usar seu dinheiro pelo app Ribon

Com o aplicativo Ribon você pode promover doações lendo histórias e notícias positivas sem usar o seu dinheiro! Basta acessar o app e ler as notícias disponíveis. Após a leitura você recebe os “ribons”, que são moedas virtuais do serviço, que está disponível para celulares Android e iPhone.

Dessa forma, empresas patrocinadoras da causa social, como Visa, Votorantim, Instituto Barcobrás e Rock in Rio, doam dinheiro real por meio de visualização de anúncios. Os donativos são feitos a comunidades em situação de extrema pobreza, para atender às necessidades essenciais como água, remédios e saúde básica.

As ONGs selecionadas pela plataforma estão nos rankings Give Well e The Life You Can Save, que avaliam instituições de maior impacto pelo mundo. Já foram realizadas mais de 500 mil doações, ultrapassando mais de 90 milhões com os ribons que foram convertidos em dinheiro.

As doações podem ser consultadas por meio de comprovantes mensais disponíveis no próprio app. No perfil do usuário, é possível visualizar a quantidade exata de ribons doada para cada causa selecionada e o impacto gerado.

Gostou desse artigo? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!