Impacta Nordeste mapeia 146 iniciativas socioambientais para a região; Confira dados exclusivos sobre o ecossistema

3 de julho de 2020

Por Impacta Nordeste


Além de mapear, a iniciativa liderada pelo Impacta Nordeste em parceria com o Instituto Sabin e Sebrae RN com apoio na busca e seleção da Pipe.Social, selecionou 8 soluções que se destacaram para receber prêmios e participar de uma rodada de negócio com investidores. 

Onde estão os negócios socioambientais que geram impacto positivo para o Nordeste? A 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais mapeou 146 iniciativas de impacto vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU voltados para região. Bahia (20%), Ceará (16%) e Pernambuco (16%) concentraram a maior parte dos negócios voltados ao desenvolvimento socioambiental local, segundo o levantamento. 

A iniciativa, realizada pela plataforma Impacta Nordeste em parceria com o Instituto Sabin, Sebrae RN e busca e seleção da Pipe.Social, tem objetivo de entender qual o pipeline local e dar suporte a uma nova geração de empreendedores, startups e negócios com soluções inovadoras para a região.

Dos 146 negócios mapeados 77% estão no Nordeste. Além da Bahia, Pernambuco e Ceará, as soluções de impacto também estão presentes no Rio Grande do Norte 8%, Alagoas 8% e Paraíba 5%. Os estados do Maranhão, Piauí e Sergipe tiveram 1% cada das iniciativas regionais. 

São negócios jovens, 75% tem até 2 anos de fundação, mas já estão faturando. De acordo com o Mapa da Impacta Nordeste, 43% deles faturaram em 2019 até R$ 100 mil reais. No ano anterior, em 2018, eram somente 23% das soluções faturando nesta faixa. Houve uma diminuição, segundo a análise, em relação aos negócios sem faturamento. Em 2017 eram 75%, caiu para 62% em 2018 e no ano passado apenas 44%.

Entre os mecanismos financeiros buscados pelos empreendedores, 37% afirmaram estar captando via doação e 8% apontaram o empréstimo como fonte de recurso. Contudo, segundo o levantamento, 40% nunca receberam financiamento para desenvolver suas soluções. 

A Impacta Nordeste avaliou ainda a fase de desenvolvimento dos negócios que contribuem positivamente para a região. 14% das soluções estão em fase de ideia, 25% protótipo ou piloto e 18% MVP (mínimo produto viável). Negócios que estão na etapa de organização, quando as soluções estão alcançando maturidade, estruturando a gestão da empresa e se preparando para a fase de crescimento aparecem com 25% na pesquisa. Tração e pré-escala aparecem com 12% e 4% respectivamente.

“Temos acompanhando o surgimento de diversos negócios de impacto inovadores no Nordeste. O Impacta Nordeste tem a missão de unir quem faz e ajudar quem quer fazer. Queremos não só divulgar, mas também fomentar os negócios que transformam positivamente a região e contribuir para o crescimento do ecossistema regional”, ressalta o CEO do Impacta Nordeste, Marcello Santo.

“O Nordeste se destaca muito no mercado de startups e inovação tecnológica e acreditamos que há um grande potencial de estarmos encontrando cada vez mais inovação voltada para impacto socioambiental!” afirma a CEO da Pipe.Social, Mariana Fonseca. 

Premiação Impacta Nordeste

Dos 146 negócios mapeados, 29 foram classificados para etapa final e deles foram os grandes vencedores da 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais. 

A Impacta Nordeste premiou no valor de 3 mil reais 4 negócios que se destacaram pela sua contribuição nos seguintes desafios/categorias: Um mundo justo, seguro e sem pobreza; Saúde e bem-estar; Educação, habilidades e trabalho; Meio ambiente e Sustentabilidade. 

Confira as vencedoras do Prêmio Impacta Nordeste: 

Categoria: Um mundo justo, seguro e sem pobreza

– TrazFavela Delivery

Categoria: Saúde e bem-estar

– UPSaúde Aplicativo

Categoria: Educação, habilidades e trabalho

– Social Brasilis

Categoria: Meio ambiente e Sustentabilidade

– SDW e Aqualuz

Além da premiar e dar visibilidade aos negócios no ecossistema de empreendedorismo de impacto e inovação, a Impacta Nordeste selecionou 8 soluções mais maduras e escaláveis para rodada de speed dating – quando os empreendedores poderão apresentar suas soluções e se conectar com potenciais investidores e parceiros da Plataforma.

Conheça as selecionadas para a rodada de negócios:

Speed Dating:

SDW e Aqualuz: Aqualuz (reconhecida pela ONU): única tecnologia que trata água de chuva usando apenas a luz do sol, com durabilidade de 20 anos, focada em zonas rurais.

SOLOS: Geram processos de produção mais econômicos e sustentáveis, através da reinserção dos resíduos recicláveis nas cadeias circulares, diminuindo o uso da matéria virgem.

UPSaúde Aplicativo: Entregam aplicativo com funções de controle, organização, planejamento, monitoramento, suporte a tomada de decisão, participação social e tecnologia para integrar dados e estatísticas no SUS.

Isobloco: vende soluções construtivas em concreto celular termoacústico, sendo eco eficiente, salubre e sustentável; substituindo os sistemas tradicionais poluentes, insalubres e ineficientes energeticamente.

MindSun: Através da plataforma MindSun o usuário pode contratar pacotes de acordo com sua necessidade, e usufruir de energia limpa, automação de itens elétricos e monitoramento do consumo.

Social Brasilis: O Social Brasilis desenvolve um sistema gamificado que desenvolve habilidades 4.0 e competências do futuro em pessoas através do uso de uma plataforma virtual de aprendizagem.

TrazFavela Delivery: serviço de delivery de quase tudo que atua com comerciantes de áreas periféricas.

VibEye: Ajudam pessoas com deficiência visual a conseguirem mais mobilidade e segurança sem que eles precisem depender de outras pessoas e com uma solução mais acessível.

O mapeamento completo, resultado da 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais, será apresentado em evento on-line, previsto para ser realizado no dia 27 de julho. Fiquem ligados no Impacta Nordeste e em nossas redes sociais para mais informações.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!