Jovem participa do PJER e ajuda a desenvolver empreendimento familiar no interior do Ceará

13 de novembro de 2019

Por Impacta Nordeste, com conteúdo da ADEL
Foto: ADEL


A agricultura familiar é a principal atividade econômica das comunidades residentes no sertão nordestino. Com a falta de recursos e conhecimento, muitas ideias interessantes e viáveis para otimizar e ampliar essas atividades acabam se “perdendo” devido a falta de oportunidades.

Pensando nisso, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL) desenvolveu o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), iniciativa que cria oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos rurais por jovens, trabalhando habilidades empreendedoras da juventude.

Brena Castro, 20, uma jovem estudante de Pedagogia, moradora de Venâncio, (38 km de Viçosa, Ceará), e filha de agricultores, viu no programa a oportunidade que precisava para ajudar a potencializar a principal fonte de renda de sua família: a produção e venda de queijos. 

Em 2017, Brena conheceu o PJER e logo fez sua inscrição no Curso de Empreendedorismo e Protagonismo Social em Pentecoste, Ceará. Nos quatro meses em que participou do curso, Brena desenvolveu um plano de marketing voltado para os negócios da família, onde foram criadas a logomarca e o material gráfico para sua divulgação. 

“Antes eu não pensava em empreender, mas depois que participei da formação passei a enxergar com outros olhos. Percebemos que após a divulgação ganhamos mais respeito e seriedade”, relata Brena.

Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER)

O projeto tem como objetivo criar oportunidades para os jovens moradores de comunidades rurais que tenham alguma ideia de negócio e desejam empreender. No PJER, os participantes tem acesso à crédito orientado, oficinas e cursos de capacitação e à tecnologias e ferramentas úteis para o desenvolvimento do seu negócio e, assim, conquistar sua formação empreendedora. Após concluírem o projeto, os jovens passam a integrar o Fundo Veredas (acesso a crédito orientado para empreendedores) e a Rede de Jovens Empreendedores Rurais.

Sobre a Adel

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover o desenvolvimento local de comunidades rurais por meio do empreendedorismo e do protagonismo social de jovens e agricultores.

Quer saber mais sobre a Adel? Clique aqui.

Quer conhecer ou ajudar o trabalho de outras ONGs espalhadas pelo Nordeste? Acesse agora o Mapeamento de ONGs em nosso portal Impacta Nordeste!