IPTI: conheça o projeto que está mudando o município de Santa Luzia de Itanhy (SE)

14 de novembro de 2019

Por Impacta Nordeste


Criado em 2003, o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover o desenvolvimento humano a partir da criação de tecnologias sociais de educação básica, educação empreendedora e saúde básica inovadoras para resolução de problemas sociais.

A metodologia utilizada nos projetos envolvem conceitos de arte, tecnologia e ciência, e são feitas em conjunto com a comunidade beneficiada: o município de Santa Luzia do Itanhy, Sergipe.

Do Sudeste para o Nordeste: o recomeço do IPTI em Santa Luzia do Itanhy

Santa Luzia do Itanhy é um município localizado no litoral sul de Sergipe. Em 2009, a cidade detinha um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Logo após concluírem que a região detinha grande potencial de desenvolvimento, a sede do IPTI foi transferida de São Paulo, onde estava desde 2003, para Santa Luzia do Itanhy, tornando-se então uma “incubadora”.

O IPTI está o tempo todo alinhado com as problemáticas que atingem os habitantes de Santa Luzia do Itanhy e, por isso, tem como foco gerar soluções eficazes diante da situação vulnerável e limitações que a região ainda se encontra. 

Depois de criadas e testadas, estas tecnologias sociais poderão ser utilizadas em qualquer lugar. Atualmente, 33 municípios brasileiros já foram beneficiados com as tecnologias desenvolvidas pelo IPTI.

Confira agora alguns projetos desenvolvidos pelo IPTI

  • TOM – criação de planos de ação voltados para melhoria na gestão escolar
  • ELO – melhorar a relação entre família e escola por meio de medidas efetivas para solução de problemas relativos à saúde e comportamento dos estudantes da rede municipal de Santa Luzia do Itanhy.
  • LuCA – oficinas de técnicas de linguagem audiovisual são ministradas para estudantes da rede municipal
  • Romanceiros do Itanhy – incentivo à expressão artística e literária de jovens e adolescentes a partir da criação de narrativas
  • CLOC – promove o empreendedorismo criativo e digital na área de Tecnologia da Informação em comunidades de extrema pobreza e distantes dos grandes centros.

Recentemente, a tecnologia social CLOC (Criatividade, Lógica, Crescimento e Oportunidade), foi uma das finalistas no Prêmio FBB de Tecnologia Social, na Categoria Nacional Geração de Renda, e ficou em segundo lugar. Clique aqui para sabe mais sobre a premiação e as iniciativas do Nordeste que foram premiadas.

Com esses e outros projetos, o objetivo do IPTI é fazer com o município de Santa Luzia do Itanhy suba 2.000 posições no ranking do IDH brasileiro até 2030. Para saber mais sobre o trabalho do IPTI, acesse o site oficial.

Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI)

Santa Luzia do Itanhy

Endereço: Avenida Principal, 272, Povoado do Crasto, Santa Luzia do Itanhy – Sergipe.

Aracaju

Ed. Horizonte Jardins Offices & Hotel

Av: Dr. José Machado de Souza, 120 – sala 716 – 7° andar, Jardins, Aracaju – Sergipe.


Assim como o IPTI, outras dezenas de ONGs estão fazendo a diferença na região Nordeste. Que tal conhecer mais sobre elas? Acesse agora a seção Mapeamento de ONGs no portal Impacta Nordeste!