Ícone do site Impacta Nordeste

Mercado Livre lança edital com investimento recorde projetado de R$ 60 milhões para apoiar projetos sociais, culturais e esportivos

Com aporte 43% superior ao do ano passado, iniciativa utiliza leis de incentivo fiscal e prioriza municípios onde a empresa possui centros de distribuição (CDs).

O Mercado Livre, empresa líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, anuncia a abertura de um edital para seleção de projetos sociais, culturais e esportivos que serão apoiados por meio de leis de incentivo fiscal. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, estimulando empreendedores, parceiros e iniciativas que fazem a diferença de norte a sul do país. Para 2025, a projeção de aporte é de R$ 60 milhões, o maior valor já destinado pela empresa. Desse montante, 30% já foi direcionado ao longo do ano, e o novo edital ampliará as oportunidades de apoio ao longo do ano.

O edital está estruturado em dois eixos de atuação: Empoderamento Econômico, que contempla iniciativas voltadas para a geração de renda e empreendedorismo, com foco em cultura, inclusão produtiva e financeira; e qualidade de vida, destinado a ações que promovam saúde e bem-estar para a população local.

Serão priorizadas iniciativas nas cidades e regiões onde o Mercado Livre possui centros de distribuição: em São Paulo (São Paulo, Osasco, Cajamar, Franco da Rocha, Louveira, Araçariguama, Barueri, Cotia e Guarulhos); na Bahia (Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho); em Santa Catarina (Florianópolis e Governador Celso Ramos), em Pernambuco (Recife e Cabo de Santo Agostinho), no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e São João de Meriti) e no Distrito Federal (Brasília).

Ao direcionar os recursos, o Mercado Livre reafirma seu compromisso com o fortalecimento das comunidades em que atua. “Queremos potencializar os impactos positivos do Mercado Livre nas comunidades em que a empresa atua, impulsionando empreendedores, organizações e iniciativas que fomentam o dinamismo econômico nestes territórios ”, afirma Laura Motta, Gerente Sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre.

Podem se inscrever projetos enquadrados em diferentes leis de incentivo, incluindo a Lei Rouanet (Cultura) + Lei do Audiovisual, para festivais, feiras, eventos culturais e produtos ligados a saberes tradicionais e economia criativa; o FIA – Fundo da Infância e Adolescência, voltado à formação técnica, digital e empreendedora para adolescentes em situação de vulnerabilidade; a Lei do Idoso, que contempla inclusão produtiva, ações culturais, esportivas e de bem-estar; a Lei da Reciclagem, voltada ao fortalecimento de cooperativas de catadores; a Lei de Incentivo ao Esporte, para escolinhas, campeonatos e atividades esportivas em comunidades vulneráveis; o PRONAS (Pessoa com Deficiência), destinado à inclusão social, reabilitação e acessibilidade; e o PRONON (Oncologia), focado em prevenção, tratamento e fortalecimento de instituições de saúde.

As inscrições devem ser realizadas até 29/09/2025 pelo site oficial do edital. O regulamento completo está disponível e o resultado será divulgado até 07/11/2025. Para participar, os projetos devem ser alinhados ao posicionamento institucional da companhia.

Sair da versão mobile