Economia CriativaNegócios de impactoOportunidadesSustentabilidade

Mercado Livre lança nova convocatória para empreendimentos da sociobiodiversidade

3 mins de leitura

Chamada para o Programa Biomas a um Clique visa facilitar o acesso ao mercado para empreendimentos de impacto de quatro biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Parceria com a influenciadora Alane Dias busca promover saberes e sabores dos biomas brasileiros a partir de produtos disponíveis na plataforma

O Mercado Livre, companhia líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, lança nova convocatória direcionada a empreendimentos da sociobiodiversidade brasileira e se alia com influenciadoras como Alane Dias e Babi Frazão para dar mais visibilidade aos produtos dos biomas brasileiros.

O Programa Biomas a um Clique fortalece a bioeconomia, facilitando o acesso ao mercado, por meio da capacitação, benefícios, apoio logístico, visibilidade e rede para empreendimentos de impacto de quatro biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Desde o lançamento, mais de 160 empreendimentos já passaram pela capacitação e 96 deles já estão vendendo produtos por meio do ecossistema do Mercado Livre. Em cinco anos, já foram vendidos mais de 80 mil produtos de categorias como alimentos, cosméticos, artesanato e outros, beneficiando indiretamente mais de 36 mil produtores locais.

A nova convocatória foi lançada no Dia da Amazônia (05/09) e as inscrições podem ser feitas por meio deste formulário até 30 de outubro. A iniciativa, pioneira no apoio a empreendimentos da sociobiodiversidade, é voltada para associações, cooperativas, empreendedores e pequenas empresas de impacto positivo que comercializam produtos sustentáveis feitos a partir dos ativos da biodiversidade. Serão selecionados 50 novos empreendimentos que passarão por capacitações sobre como vender na plataforma do e-commerce, abordando temas como estratégia comercial, logística e marketing digital. Além do treinamento, os participantes contarão com benefícios e descontos no ecossistema do Mercado Livre, mentorias especializadas em comercialização e visibilidade na Seção de Produtos Sustentáveis do marketplace.

“O Biomas a um Clique contribui com o propósito do Mercado Livre de democratizar o comércio eletrônico e integra a nossa estratégia de sustentabilidade para apoiar a inclusão digital de empreendedores de impacto positivo,” afirma Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre. “As oportunidades geradas pela COP 30 e os resultados positivos alcançados nos primeiros anos do programa reforçam que o fortalecimento destes empreendedores é um dos caminhos para pensarmos novos modelos de desenvolvimento que aliam geração de renda e conservação dos nossos biomas. Além disso, queremos que cada vez mais brasileiros descubram, experimentem e se apaixonem pelo melhor que o Brasil tem a oferecer”, continua a executiva.

O mapeamento dos participantes é feito em parceria com o apoio de diversas organizações que atuam nos territórios, como o Origens Brasil, o Movimento Amazônia em Casa Floresta em Pé, a AMAZ, a Plataforma Parceiros pela Amazônia, a Fundação CERTI, a CESUPA, o SEBRAE, Instituto Auá, Bahia que Produz e Alimenta a Central do Cerrado.

Amplificação

Para promover o programa neste mês de setembro, que marca o Dia da Amazônia (5/09) e do Cerrado (11/09), uma campanha digital foi idealizada com a atriz e bailarina, Alane Dias, natural de Belém, no Pará. Quarta colocada do BBB 24, Alane tem se dedicado a inspirar os brasileiros a conhecer e valorizar a rica diversidade cultural e natural de sua região.

“A cultura do Norte do Brasil, em especial a do meu Pará, é muito rica. Tenho muito orgulho do que produzimos na nossa região e sempre quis contribuir para dar voz e levar os nossos costumes a mais pessoas. É incrível ver o tacacá, a maniçoba e o jambu se popularizando em diferentes locais brasileiros. Acredito que a campanha contribua com esse movimento de popularização, fazendo também com que a produção amazônica seja ainda mais acessível”, pontua Alane.

Na ação do Mercado Livre, Alane foi às ruas de São Paulo para apresentar um menu degustação de produtos originários dos biomas brasileiros. Ao convidar pessoas a experimentar os pratos, a paraense convocava as pessoas a conhecerem mais sobre o que o Brasil tem de melhor. As interações geraram conteúdos para as redes sociais da influenciadora e da marca, direcionando os usuários para a Seção de Produtos Sustentáveis na plataforma.