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MyDigicare: como a tecnologia pode ajudar na adesão ao tratamento de doenças crônicas e salvar vidas

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A última reportagem da série que apresenta as soluções aceleradas pelo Impulsio.ne Saúde apresenta a MyDigicare, healthtech que oferece serviços de telemonitoramento em saúde e ajuda no acompanhamento de pacientes em tratamento de doenças crônicas.

*Foto de capa: Linkedin/MyDigicare

Em 2019, o Brasil registrou 1,8 milhões de internações devido a doenças crônicas, que custaram R$ 8,8 bilhões ao SUS. As doenças cardiovasculares são as que mais matam no país. E do total de óbitos por doenças crônicas não transmissíveis registrados em 2019 (738.371), 41,8% (308.511) aconteceram de forma prematura. Um estudo inédito realizado dentro do Programa do Pós-Graduação em Saúde Coletiva, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL, demonstrou que pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes, hipertensão, colesterol e alteração no triglicérides, apresentam dificuldades de aderir ao tratamento, por fatores psicossociais, desconfiança, insatisfação com os serviços de saúde e até pelo estado emocional.

Diante dessa realidade, a pós-doutora em Farmácia, Marlise dos Santos, decidiu inovar. Com 15 anos de experiência na área e o desejo de auxiliar pessoas que tratam doenças crônicas a aderir ao tratamento, Marlise criou a MyDigicare. A plataforma oferece um serviço de telemonitoramento em saúde com foco nos cuidados farmacêuticos. O objetivo é auxiliar pessoas a tomarem os remédios na hora correta, evitando o agravamento das doenças. Em 2018, a startup ganhou o prêmio DR Empreendedor da FAPERGS, recebendo um aporte financeiro de R$ 45 mil – suficiente para iniciar as operações.  

“As Doenças Crônicas Não Transmissíveis são responsáveis pela maior carga de morbimortalidade no mundo, acarretando perda de qualidade de vida, limitações, incapacidades, além de alta taxa de mortalidade prematura.”

TRECHO DO PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS E AGRAVOS NÃO TRANSMISSÍVEIS NO BRASIL 2021-2030 DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

A MyDigicare desenvolveu um aplicativo, que conta com o auxílio de Inteligência Artificial, para fazer o monitoramento do uso dos medicamentos e dos parâmetros de estabilização do paciente fora do ambiente hospitalar, seja com patologia aguda ou crônica. Em consequência disso, o usuário evita idas desnecessárias aos serviços de emergência. A empresa conta também com uma equipe formada por farmacêuticos, educador físico, fisioterapeuta e psicólogo para auxiliar os pacientes.

Atualmente, a startup atua em 9 estados, entre eles a Bahia, e o modelo de atendimento tem recebido boas avaliações de pacientes oncológicos em tratamento e de cardiopatas de média e alta complexidades. Durante a pandemia da Covid-19, a plataforma constatou uma estabilidade clínica de 88% dos pacientes que fizeram uso do tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A jornada no Impulsio.ne Saúde

Visando abrir novas oportunidades para a MyDigicare, Marlise se inscreveu no programa Impulsio.ne Saúde. A empresa foi uma das 6 selecionadas para passar pelo programa de aceleração com duração seis meses oferecido pelo Impacta Nordeste em parceria com o Instituto Sabin.

Para Marlise, ingressar no Impulsio.ne Saúde foi extremamente importante. “Eu sempre tive um entendimento e um muito vínculo com o social dentro da minha própria vida pessoal, não apenas como empresa. E participar do programa me deu uma percepção mais acurada desse aspecto social”, afirmou a CEO da MyDigicare.

Após o diagnóstico inicial do programa, Marlise e os consultores estabeleceram três OKRs para o 1º trimeste. Foi identificado que a empresa precisava aprofundar a validação do modelo de negócio, rever a precificação dos serviços, finalizar o desenvolvimento da solução tecnológica e realizar testes junto aos usuários da plataforma para garantir uma melhor experiência.

Marlise dos Santos (Foto: Linkedin/MyDigicare)

Após aprofundar a pesquisa de mercado, Marlise identificou que sua solução, além de oferecer um serviço B2C (direto para o consumidor final), também poderia ser ofertada para empresas no modelo conhecido como white label, um conceito de mercado que descreve a terceirização do desenvolvimento de produtos e serviços, criando um molde que pode ser personalizado e redistribuído. Na prática, significa que um item ou plataforma foi desenvolvido por uma empresa, mas recebeu a marca de uma parceira que o revende para seus clientes. A iniciativa também conseguiu avançar nas melhorias e lançou o atendimento através de chatbot pelo WhatsApp.

No 2º trimestre da aceleração, com essa nova perspectiva, a empresa aprofundou o desenvolvimento da solução tecnológica, como novo foco nas aplicações em WhatsApp. Também criou uma estratégia de comunicação, incluindo refinamento do storytelling, da persona e das estratégias de marketing digital. Por fim, Marlise intensificou a busca por novos clientes e parceiros, fechando parcerias para realização de uma PoC (Prova de Conceito) para traçar estratégias de atendimento a pacientes do Hospital do Amor, na cidade de Barretos (SP).

Futuro

Empreender com impacto requer muito planejamento e resiliência. O conhecimento técnico, fundamental para pensar em soluções, deve estar sempre acompanhado do desenvolvimento de habilidades empreendedores. Para Marlise, o Impulsio.ne Saúde ajudou a desenvolver essas habilidades. “Só tenho a agradecer por essa oportunidade de participar do Impulsio.ne (…) por vocês serem realmente parceiros, dentro de todo esse processo, pois apesar da minha qualificação, de toda a minha experiência, a minha jornada como empreendedora está iniciando”, conclui a empreendedora.

Com os avanços conquistados, a MyDigicare segue a sua jornada de amadurecimento. A empresa está engajada em participar de novas oportunidades de aceleração, assim como conquistar novos clientes e parceiros. Os desafios são grandes, mas a vontade de levar a sua solução para mais pessoas e impactar mais vidas é ainda maior.