Negócios de impacto

Óleo de coco produzido na Bahia é exemplo de produto sustentável com impacto social positivo

4 mins de leitura

A Paraíso Verde produz óleo de coco orgânico de forma sustentável e proporciona impacto social positivo em toda a sua cadeia de produção. Por suas práticas sustentáveis, a empresa foi certificada pelo Sistema B.

A proteção do meio ambiente é um assunto que está cada vez mais em pauta no Brasil e no mundo. As mudanças climáticas estão produzindo efeitos negativos que já podem ser sentidos e que poderão comprometer gerações futuras. É essencial a conscientização de todos os setores da sociedade, desde o poder público, as empresas e a população em geral, para adotar medidas que revertam essa tendência e criar um novo modelo econômico e social mais sustentável.

A sociedade está, cada vez mais, tomando consciência da importância da preservação de nossos recursos naturais e sendo mais exigente quanto ao que consome. Estão procurando consumir produtos mais sustentáveis e de empresas que tenham responsabilidade social e ambiental. De acordo compesquisa realizada em 2019 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais do país, 29% dos consumidores já se encaixam como ‘consumidor consciente’ e 58% são ‘consumidor em transição’, ou seja, práticas de consumo consciente, mas em frequência aquém da desejada.

É nesse contexto de clientes mais conscientes com as questões ambientais e de uma economia mais sustentável, que surgem empresas que incorporam esses valores e oferecem produtos e serviços alinhados com as demandas da sociedade. Essas empresas podem ser conhecidas como negócios verdes, negócios socioambientais, negócios sustentáveis entre outras vertentes. O Brasil com a sua biodiversidade é o cenário perfeito para as ideias inovadoras de empreendedores sociais que buscam gerar uma nova economia baseada em práticas que estão em harmonia com o que o nosso planeta precisa.

Vem de uma das mais belas praias da Bahia um exemplo de empresa sustentável e preocupada com o impacto no meio ambiente. Criada pelo casal Arnaud De Laage e Tereza Schart, a Paraíso Verde é uma produtora de óleo de coco orgânico localizada em Ilhéus, numa fazenda de 60 hectares.

Produção sustentável e com impacto social positivo

O óleo de coco produzido pela a empresa baiana tem conquistado cada vez mais adeptos pelo Brasil. O produto tem inúmeros benefícios para a saúde, como combater o colesterol ruim e ajudar a flora intestinal. Mas além das ótimas propriedades do produto, é no processo de produção sustentável que a empresa se diferencia ainda mais.

São mais de mil litros de óleo extraídos mensalmente que passam por um processo de decantação feito em tendas de bambu espalhadas pela fazenda. Esse processo foi projetado por Jules De Laage, filho de Arnaud, que se especializou nesse tipo de construção na Indonésia.

Produção artesanal. O processo de decantação é feito em tendas de bambu espalhadas pela fazenda, projetadas por Jules De Laage. Foto: Divulgação

Para a produção do óleo é utilizada energia solar, os cocos são de produtores locais, sem agrotóxico, prensados manualmente a frio, a filtragem passa por uma decantação de 3 meses. Não existe desperdício. Com as fibras são feitas farinha de coco e kefir com a água.

A produção utiliza energia solar. Foto: divulgação.

“Os cocos são como as uvas, há variedades distintas e maneiras diferentes de serem trabalhados. Os que processamos são do tipo salgado, que crescem à beira mar, mas contamos também com 60 fornecedores vizinhos. Várias comunidades de Ilhéus e de Serra Grande estão envolvidas na confecção do nosso produto”, conta Arnaud, que é natural da França.

Uma Empresa B

O Brasil importa 80% do seu consumo de óleo de coco, principalmente da Ásia. Porém, o Nordeste tem muitos cocos que crescem naturalmente nas praias. Geralmente, essa riqueza é pouco aproveitada e não beneficia as comunidades locais. Por seu processo de produção inovador no Brasil, a Paraíso Verde foi certificada como Empresa B.

O Movimento Global de Empresas B foi criado em 2006 nos Estados Unidos com objetivo de redefinir sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta. Esta é uma comunidade global de líderes que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta.

As Empresas B são um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. São empresas que buscam ser melhor PARA o mundo e não apenas as melhores DO mundo.

Entre as práticas que fizeram da Paraíso Verde uma empresa B, estão: pagar um salário decente e um treinamento regular aos empregados; oferecer um preço justo para a matéria-prima; apoiar a certificação orgânica da comunidade de fornecedores; produzir com impacto mínimo na natureza.

Investimento Social

Além das práticas sustentáveis em toda a sua produção e o impacto positivo na cadeia de fornecedores, a Paraíso Verde também busca outras formas de ser corresponsável pela sociedade. Recentemente a empresa decidiu apoiar o PIB – Programa de Incubação Impacta Bahia, que vai formar 30 empreendedores e empreendedoras negras, oriundos de periferia, prioritariamente, aqueles que resolvam problemas de áreas afetadas pela pandemia – como saúde, educação, emprego e renda, alimentação e cultura – em fase de desenvolvimento.