Plataforma pernambucana vai ajudar na interiorização de refugiados venezuelanos

24 de janeiro de 2020

Por Impacta Nordeste
Com informações de Transforma Brasil
Fotos: Divulgação


Site Transforma Brasil vai entregar um plano de ações ao Exército e a autoridades de Roraima

A plataforma de voluntariado Transforma Brasil foi acionada para atuar na Operação Acolhida, que recebe e encaminha refugiados venezuelanos no Brasil. Trezentos mil venezuelanos já migraram para o Brasil devido à crise política, econômica e humanitária que acomete o país vizinho, e o Transforma Brasil vai ajudar na segunda fase da operação, que é a interiorização dos imigrantes.

Os gestores da plataforma, Fábio Silva, Návila Alencastro e Franco Toscano, foram a Boa Vista, em Roraima, onde visitaram abrigos, prefeitura, comunidades indígenas, o trabalho das ONGs, do Exército e formadores de opinião para entender o impacto causado pela chegada de mais de 500 imigrantes por dia numa cidade de 350 mil habitantes.

Fabio Silva, fundador da Transforma Brasil (ao centro) e refugiados venezuelanos

O Transforma Brasil vai atuar com parcerias na interiorização dos imigrantes, além de acionar a rede nacional de ONGs da plataforma e de introduzir a agenda de voluntariado na vida dos imigrantes venezuelanos e ajudá-los neste período de transição da falta de oportunidade de emprego.

“Foi muito rica a experiência destes dias, assim como perceber um problema tão complexo e global que é a causa do refugiado. Vamos preparar um plano nesta semana e vamos apresentar para todos os agentes locais em breve”, afirma Fábio Silva.

Transforma Brasil

A plataforma Transforma Brasil é um movimento que tem como objetivo estimular o voluntariado e o engajamento cívico no Brasil. Tem como missão transforma o Brasil através dos brasileiros. Sua motivação é a solidariedade, a vontade de conectar pessoas que precisam de ajuda a outras pessoas que desejam ajudar: cidadãos e iniciativas sociais na construção de cidades cada vez melhor e mais solidária.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!