Programa Chevening do Governo Britânico abre inscrições para bolsas de pós-graduação no Reino Unido

4 de setembro de 2020

Por Impacta Nordeste
Com informações de Chevening School (divulgação)


Estudantes de todo o Brasil poderão concorrer a bolsas de estudos em universidades britânicas para qualquer área de atuação. 

Se você sempre sonhou em estudar fora do país, preste atenção nessa novidade! O Consulado Britânico acaba de anunciar que estão abertas as inscrições para o programa Chevening School, que concede bolsa de estudos em universidades do Reino Unido. 

Alunos de 160 países, incluindo o Brasil, poderão concorrer a uma bolsa para programas de pós-graduação com duração de um ano (mestrado ou MBA) em diversas universidades, com início previsto para setembro de 2021. Segundo informações, candidatos de qualquer área de atuação, perfil de liderança e com excelente perfil acadêmico são o grande foco do programa.

O programa Chevening também vai custear as passagens de ida e volta para o Reino Unido, anuidade do curso escolhido, emissão de visto, taxas administrativas da universidade e ajuda de custo mensal para as despesas dos alunos.

Segundo Graham Tidey, Cônsul Britânico em Recife, “além de amplo apoio financeiro que cobre todos os custos com a universidade, de estadia e viagem, candidatos selecionados também ganham acesso a uma vasta gama de experiências acadêmicas, profissionais e culturais. As bolsas são concedidas aos candidatos que demonstram ter comprometimento e habilidades necessárias para criar impacto positivo uma vez que retornem ao Brasil”.

Criado em 1983, o Chevening já levou mais de 50 mil pessoas de todo o mundo ao Reino Unido. O Brasil é um dos países com maior número de estudantes na América: mais de 1800 bolsistas brasileiros estudaram em cerca de 110 universidades britânicas. Em 2020, 46 brasileiros foram selecionados para receber a bolsa.

Ao todo, a região nordeste já enviou 170 brasileiros para estudar no Reino Unido, dos quais 76 eram de Pernambuco, que envia mais três estudantes neste próximo ciclo que se inicia nos próximos meses. Um dos compromissos do programa no Brasil este ano é diversificar mais os candidatos e bolsistas: encorajando mais inscritos negros, LGBTQIA+ e de outras minorias sociais.

As inscrições vão até o dia 03 de novembro. Para se candidatar, os interessados devem acessar o site https://www.chevening.org/scholarship/brazil.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!