OportunidadesPolíticas Públicas

Programa de aceleração seleciona negócios de impacto para inovar no setor público

2 mins de leitura

Estão abertas as inscrições para o Programa de Aceleração do IdeiaGov, hub de inovação do Governo do Estado de São Paulo. O programa tem o objetivo de desenvolver a capacidade dos negócios de ampliarem seu impacto de maneira sustentável, a partir de colaborações com múltiplos setores, com especial ênfase no setor público, a fim de amenizar os impactos negativos e enfrentar os desafios que a pandemia trouxe para o país.

Ao todo, serão selecionados 15 Negócios de Impacto que participarão de uma jornada com conteúdos, atividades e mentorias, que será 100% online. Podem participar empresas formalizadas (com CNPJ), com fins lucrativos, de todo o Brasil.

Como funciona?

Ao longo de 3 meses, de maio e julho de 2021, os 15 Negócios de Impacto selecionados trabalharão para descobrir os caminhos da colaboração, entendendo seu potencial para estreitarem a relação com o setor público e outros atores relevantes.

A jornada contempla desde a revisão do modelo de impacto do negócio até uma imersão e validação de hipóteses da estratégia de ampliação do alcance da solução, a partir dos modelos de parcerias intersetoriais, como forma de beneficiar ainda mais cidadãos.

De acordo com Priscila Sant’Anna, coordenadora do Programa, “todas as atividades serão online, repassadas por meio de webinars, mentorias coletivas, oficinas práticas e mentorias individuais com a Rede de Mentores da Comunidade Impact Hub e com servidores públicos. Ao todo, serão, pelo menos, 36 horas de atividades, além da banca final, para os quais os participantes devem dispor de 3 a 7 horas por semana de dedicação ao Programa, para acelerar o seu potencial de colaboração e entender os mecanismos disponíveis para ampliar ainda mais o seu impacto”, explica.

Critérios de participação

Os negócio serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:

RELEVÂNCIA E URGÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: A solução deve contribuir para o enfrentamento dos desafios que a pandemia trouxe para o país, como o aumento da fome e da pobreza, dificuldade de acesso à educação, entre outros

BENEFÍCIO À BASE DA PIRÂMIDE SOCIAL: O negócio deve atender diretamente à demandas e necessidades dos cidadãos que mais carecem de oportunidades, recursos e infraestrutura básica, sendo esses os principais beneficiários da solução.

SOLUÇÃO INOVADORA E COM POTENCIAL DE ESCALABILIDADE: Os produtos ou serviços devem apresentar algum diferencial e possuir capacidade de serem oferecidos ou realizados em diferentes contextos e lugares sem comprometer a qualidade e o impacto gerado.

A inscrição é totalmente gratuita e pode ser feita até 29 de março de 2021. Para ler o edital completo e realizar a sua inscrição acesse o site do IdeiaGov.

Assine nossa neswletter