Projeto ‘No Clima da Caatinga’ vence prêmio Experiências Inovadoras de Desenvolvimento Sustentável da ONU

20 de dezembro de 2019

Por Impacta Nordeste


Na última quarta-feira (18), no Piauí, o projeto No Clima da Caatinga, da Associação Caatinga venceu o prêmio Experiências Inovadoras para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável, do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (Pnud), da ONU. A premiação busca apoiar iniciativas de desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais do estado do Piauí e Amazonas.

O No Clima da Caatinga, que conta com o patrocínio da Petrobrás, é realizado em dez comunidades rurais do município de Buriti dos Montes (PI), está presente em mais outras 30 localidades do município de Cratéus, no Ceará, e na gestão e proteção da unidade de conservação ambiental Reserva Natural Serra das Almas, com 6.285 hectares de extensão. Aqui, são feitas diversas atividades, como o incentivo ao empoderamento feminino e pesquisas científicas, criação e gestão de áreas protegidas e a conservação da fauna e flora da caatinga.

O projeto também promove a capacitação de professores da rede pública de Buriti dos Montes. Segundo o NCC, a iniciativa busca multiplicar o conhecimento sobre o bioma caatinga em sala de aula. O NCC promove ainda uma exposição itinerante nas escolas da região sobre este tipo de vegetação, além do alerta sobre a problemática da caça ilegal nas comunidades.

A adesão do projeto nestas comunidades ajudou a reduzir a emissão de cerca de 344.000 de toneladas de CO2 na atmosfera, a restauração de 61,7 hectares de caatinga e a realização de pesquisas sobre a onça-parda e tatu-bola, ambas espécies ameaçadas de extinção. 

Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1998, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com a missão de promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desenvolve projetos de conservação de áreas naturais, restauração florestal e recuperação de nascentes, disseminação de tecnologias sustentáveis de convivência com o semiárido, educação ambiental, apoio à pesquisa para a conservação e articulação para a formulação de políticas públicas ambientais.

No Clima da Caatinga

O projeto No Clima da Caatinga tem como missão desenvolver a convivência sustentável do sertanejo com o semiárido e aprendam a utilizar os recursos do bioma da caatinga de forma sustentável, diminuindo a emissão de gases nocivos que causam o aquecimento global, além de alertá-los sobre a preservação da caatinga.

Que tal conhecer outros projetos sociais pelo Nordeste? Acesse o Mapeamento de ONGs no Portal Impacta Nordeste.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!