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Criatividade com propósito: a economia criativa e os negócios de impacto

Por Impacta Nordeste


Ao criar seu próprio negócio, muitos empreendedores criativos desenvolvem suas ideias a partir de um propósito inserido em um contexto social. Segundo pesquisa divulgada pelo British Council em agosto deste ano, os empreendimentos criativos têm maior propensão a gerar impacto social. 

Por definição, a economia criativa abrange atividades culturais em dezenas de áreas pautadas no capital intelectual e com capacidade de causar impacto socioeconômico. Por sua vez, os negócios de impacto, segundo definição da Carta de Princípios para Negócios de Impacto, têm a missão explícita de gerar benefícios sociais e/ou ambientais ao mesmo tempo em que proveem resultado financeiro positivo e de forma sustentável.

Apesar de não ser assim sempre, há uma sinergia natural entre o empreendedorismo criativo e o empreendedorismo social.

Muitos os negócios criativos geram impacto desde sua concepção ao incluir grupos marginalizados em sua estrutura, como jovens periféricos, mulheres, negros e pessoas LGBTQI+.

Ainda segundo a pesquisa do British Council, “empreendimentos criativos e sociais estão empregando um número maior de funcionários LGBTQ+ do que empresas de outros setores, principalmente quando são empreendimentos mais jovens. O mesmo vale para outros grupos em desvantagem social, como minorias étnicas. Em termos de idade da equipe, os empreendimentos criativos e sociais contratam mais pessoas com menos de 25 anos do que a média nacional”

Além de apresentarem uma representatividade maior de grupos minoritários em suas estruturas societárias e de colaboradores, muitos negócios criativos utilizam outras estratégias para impactar a comunidade onde estão inseridos.

Eles podem gerar impacto reafirmando as identidades das comunidades e estabelecendo um modelo de negócios compatível com elas; oferecendo um produto que afeta positivamente a vida das pessoas de um grupo ou comunidade; ou integrando os beneficiários nos negócios, contribuindo para seu empoderamento cultural e econômico.

Como o empreendedor criativo pode incluir o impacto social em seu negócio?

Há uma tendência global de negócios que buscam uma nova relação com a sociedade, tema amplamente abordado no Impacta Nordeste. Obviamente, todo empreendedor visa o lucro e sua satisfação pessoal, mas é cada vez mais importante pensar em como o seu negócio pode contribuir positivamente para a sociedade e transformar a realidade em sua volta.

Confira abaixo algumas dicas de ações e medidas para proporcionar impacto social por meio da economia criativa e alguns exemplos para se inspirar:


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