Quais ferramentas o empreendedor criativo pode utilizar para impulsionar seu negócio?

30 de setembro de 2020

Por Impacta Nordeste


Qualquer empreendedor com certeza já viveu aquele momento em que precisou se “reinventar” e pensar em novas estratégias para alavancar os negócios: atrair clientes, aumentar as vendas, planejamento, comunicação, atendimento, estratégias de divulgação.

Com tantos detalhes assim, fica até difícil entender por onde começar a estruturar sua empresa, não é mesmo? 

Felizmente existem ferramentas que podem te ajudar a otimizar todos esses processos, tanto no meio digital quanto no meio offline. E o melhor: não é preciso fazer um alto investimento para ter acesso às ferramentas.

Ao longo deste artigo, vamos mostrar as mais simples, acessíveis e indispensáveis para ajudar você, empreendedor criativo, a impulsionar seu negócio. Confira! 

Planejamento, Organização e Produtividade

Um erro comum cometido por muitos micro e pequenos empresários é desprezar a necessidade de planejamento. Independente do tamanho de sua empresa, colocar no “papel” o que sua empresa faz, as metas que você quer atingir e o que você precisa fazer para atingi-las, é extremamente importante para obter sucesso com o seu empreendimento.

Vale MUITO a pena reservar momentos periódicos para traçar o seu planejamento e revisar suas metas. Aqui no Impacta Nordeste, nós já falamos como criar um Plano de Ação.

Confira outras ferramentas para lhe ajudar nesse processo.

Business Model Canvas

O Business Model Canvas, também conhecido como Canvas, é considerada atualmente ferramenta essencial para qualquer empreendedor. Essa ferramenta vai ajudar você e seus colaboradores a compreender claramente a proposta de valor de sua empresa. De forma simples, o Canvas é um mapa visual pré-formatado composto por nove blocos e divididos em aspectos emocionais e financeiros. São eles: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento com clientes, atividade-chave, recursos principais, parcerias principais, fontes de receita e estrutura de custos.

A estrutura do Canvas oferece ao empreendedor uma visão detalhada de como aplicar as ideias pensadas e ações realizadas, além de facilitar o fluxo e processos do negócio no momento de elaborar seu planejamento estratégico, trazendo maior segurança para toda a equipe.

Não sabe como fazer um Canvas?! Sem problemas. O Sebrae criou uma plataforma que explica detalhadamente o que é e ajuda a criar o Canvas do seu negócio. Clique aqui para acessar.

Trello

O Trello é uma plataforma de organização de tarefas e controle de produtividade para equipes. Com o Trello, os usuários podem criar quadros de tarefas personalizáveis compostos por colunas e cartões. O design simples permite que o usuário subdivida uma mesma tarefa em diversas etapas (colunas), principalmente para aquelas que necessitam de mais pessoas para realizá-la.

Ao concluir determinada etapa, basta mover o cartão para a próxima coluna. No Trello, os usuários podem acrescentar nos cartões comentários, links e imagens em anexo. O Trello também pode ser utilizado pelo celular.

Slack

Considerada uma espécie de “WhatsApp Corporativo”, o Slack é um software de troca de mensagens entre equipes que facilita a comunicação interna. Em tempos de trabalho remoto, o Slack tem sido muito utilizado, sendo uma opção interessante para quem deseja dispensar o WhatsApp para conversas mais profissionais.

O Slack também pode ser integrado à outros serviços, como o Trello e Google Drive, onde o usuário é notificado a cada vez que seu nome é mencionado para lembrá-lo de alguma tarefa pendente. A plataforma contém recursos interessantes para deixar a comunicação entre os membros da equipe mais fluída, como a inserção de GIFs animados e emoticons e  salas de bate papo privativas. O Slack pode ser utilizado tanto no navegador como no aplicativo para desktop e celular (iOS e Android). 

Divulgação e Comunicação

Site

Ter um site próprio traz credibilidade para a empresa no mercado e segurança para os clientes, afinal, é o primeiro contato que o cliente vai ter com sua marca, além de ser a vitrine ideal para atrair investidores e clientes.

O Google dispõe de um criador de sites gratuito, perfeito para quem está começando o próprio negócio. Nele, você pode adicionar todos os elementos necessários para deixar o site da sua empresa otimizado (botões para contato e orçamento, fotos, história, menu, entre outros). Além dele, o WordPress e Wix também são bons exemplos de plataformas online para criar um site de forma fácil, rápida e gratuita. 

Canva

O Canva é um editor online e gratuito onde é possível criar layouts e templates para diversas mídias, como Instagram e Facebook, vídeos, banners e logos para sites. Além disso, o Canva também possui modelos de cartões para datas comemorativas, cartazes, panfletos e relatórios de negócios. 

Intuitiva e de fácil manuseio, a plataforma também permite o upload de material próprio (imagens, fontes e cores utilizados pela empresa, por exemplo) ao criar suas edições. Em poucos passos, qualquer pessoa consegue desenvolver a identidade visual do negócio, bem como toda a comunicação interna e externa. O Canva também está disponível para celular para sistemas iOS e Android.

WhatsApp Business

O popular aplicativo de mensagens instantâneas dispõe de uma versão especial voltada especialmente para empresas para facilitar a comunicação com os clientes. O WhatsApp Business cria um perfil detalhado com informações gerais sobre o negócio, como localização e horário de atendimento, além do catálogo de produtos/serviços oferecidos. 

Outros recursos permitidos pelo WhatsApp Business são as mensagens automáticas (mensagens de ausência, saudação e respostas rápidas), etiquetas de organização e links curtos que podem ser enviados para contatos selecionados através das linhas de transmissão.

Instagram

De todas as redes sociais existentes no meio digital, o Instagram é, sem dúvidas, a com maior apelo comercial. Não é à toa que milhares de empresas tem apostado cada vez mais no potencial da plataforma e seus recursos para divulgar novos produtos e serviços de forma mais engajada e direta com o público. 

A dica aqui é bastante simples: invista em um feed organizado, com publicações atrativas e regulares que tenham a função de gerar engajamento com seus seguidores. Para isso, legendas curtas e criativas são a melhor pedida. E não deixe de explorar os demais recursos oferecidos pela plataforma, como os stories, reels e IGTV.

Vendas

Assamble

O Assamble é uma ferramenta online desenvolvida especialmente para gestão de negócios criativos. A plataforma oferece tudo que o empreendedor criativo precisa para organizar orçamentos, pedidos, catálogo de produtos e agenda de clientes, além poder hospedar a sua loja online na própria plataforma integrada com o Mercado Pago. 

O Assamble é uma empresa desenvolvida no Piauí e foi um dos negócios mapeados na 1° Chamada dos Negócios de Impacto do portal Impacta Nordeste.

E as ferramentas “offline”? 

Apesar da facilidade que o meio digital trouxe para a divulgação de novos negócios, o marketing offline permanece bastante ativo e com grande valor para quem é empreendedor criativo. O marketing offline compreende as mídias tradicionais, como TV, rádio, outdoors, anúncio em jornais e revistas, entre outros.

Empresas de grande porte frequentemente apostam neste tipo de divulgação para fortalecer sua marca no mercado. Outro fator positivo do meio offline é o grande poder de influência que esse tipo de divulgação massiva ainda exerce na forma como nós consumimos.

Já para as micro e pequenas empresas, o marketing offline combinado com o online pode render bons resultados. Para isso, é importante que o empreendedor conheça bem o seu público-alvo para definir as melhores estratégias de comunicação que façam sentido para ambos os meios.  

Portanto, use as redes sociais (digital) à seu favor na fase de divulgação da participação da empresa em eventos de empreendedorismo e ações diversas (offline). É a oportunidade ideal para tornar sua empresa conhecida e, de quebra, apresentar de maneira mais íntima quais são as soluções e o diferencial que o seu negócio tem a oferecer.


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