Negócios

Google anuncia investimento em mais 8 startups brasileiras lideradas por negros; 4 são do Nordeste

2 mins de leitura

Black Founders Fund anuncia investimento em mais 8 startups brasileiras lideradas por pessoas negras. A diversidade geográfica também foi um dos fatores na escolha das startups e 4 são do Nordeste.

Google for Startups Brasil, programa de apoio para startups tecnológicas, anunciou na última terça-feira (13) mais oito empresas selecionadas para receberem investimentos do Black Founders Fund, fundo destinado a startups fundadas e lideradas por pessoas negras no Brasil.

Com a seleção das 8 startups, o Black Founders Fund chega ao total de 17 empresas que receberam investimentos desde o lançamento do fundo, em setembro de 2020. A expectativa do Google for Startups Brasil é realizar cerca de 30 aportes até o fim de 2021.

O valor total previsto para investimento é de R$5 milhões, sem participação na empresa, e pode variar de acordo com a maturidade do negócio. Além disso, as empresas participam de programas de mentoria realizados Google for Startups e recebem créditos para utilizar as ferramentas da gigante de tecnologia.

De acordo com André Berrence, Diretor do Google for Startups na América Latina, “quem, assim como eu, atua no mercado de startups há bastante tempo, reconhece que há enormes barreiras ao sucesso de empreendedores negros e negras, algumas visíveis e outras invisíveis”.

“Nosso principal objetivo com o Black Founders Fund é ampliar a diversidade no ecossistema de inovação e apoiar empreendedores que estão construindo negócios com alto potencial de crescimento, mas que hoje não têm acesso ao capital necessário”, conclui André.

Nessa nova rodada de investimento, a diversidade geográfica também foi um fator considerado na escolha das startups. Das oito novas selecionadas, quatro vêm de estados do Nordeste. Algumas delas já são conhecidas do público do Impacta Nordeste. Já falamos sobre a AfroSaúde (BA) e Prol Educa (PE). As demais empresas selecionada da região são a Inventivos (BA) e a Trakto (AL).

Confira a vídeo institucional da Trakto, de Alagoas. Os desafios relatados pelo fundador da empresa são uma realidade comum para as startups Nordestinas.

Confira a lista completa das 8 empresas selecionadas:

  •  AfroSaúde
    Healthtech de impacto social focada em desenvolver soluções tecnológicas em serviços de saúde para a comunidade negra.
  •  Certdox
    Plataforma de simplificação e aceleração do processo de contratação de crédito, facilitando a concessão das operações pelos agentes de financiamento.
  •  Diáspora.Black
    Marketplace de turismo, hospedagens, cursos e experiências que valorizam a história e a cultura afro.
  •  Gestar
    Femtech que conecta profissionais da saúde materno infantil a famílias, promovendo uma rede de apoio ativa para que mais mulheres conquistem uma gestação e maternidade com desfechos positivos.
  •  Inventivos
    Plataforma de educação e networking em comunidade com micro-formações para criativos, ativistas e empreendedores.
  •  Prol Educa
    Plataforma de oferta de vagas que não foram preenchidas nas matrículas das instituições de ensino privadas por um valor mais acessível.
  •  Trakto
    Ferramenta online de edição e produção de artes para redes sociais, sites, e outras peças de marketing digital.
  •  UnicaInstancia
    Plataforma de mediação online que usa dados para adiantar indenizações de empresas de serviços, como telefone e luz, democratizando o acesso ao Direito do Consumidor.
Assine nossa neswletter