Organizações

Instituto Sabin renova parceria estratégica com o Impacta Nordeste

4 mins de leitura

A parceria estratégica entre o Instituto Sabin e o Impacta Nordeste foi renovada por mais um ano e vai continuar promovendo o fortalecimento do ecossistema de inovação social regional e gerando novas oportunidades para empreendedores sociais em geral. Com o trabalho em conjunto foram realizadas diversas ações no decorrer de 2020, como: a 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais, o Evento Resenhas de Impacto e Territórios do Futuro: Acelera Nordeste.

De acordo com Gabriel Cardoso, gerente executivo do Instituto Sabin, a parceria com o Impacta Nordeste é estratégica para o fomento ao ecossistema. “Acreditamos que o Impacta Nordeste atua exemplarmente, fortalecendo ecossistemas de impacto da região, além das próprias organizações de impacto – o que também é um dos eixos estratégicos do Instituto Sabin”, afirma o gestor.

“Por meio da parceria, contribuiremos para o fortalecimento desse eixo e também auxiliaremos na compreensão, disseminação e popularização de conhecimentos fundamentais para a atividade de empreendedores sociais, organizações intermediárias, academia e demais atores, sempre priorizando a inovação social”, acrescenta.

Para Marcello Santo, fundador do Impacta Nordeste, “a renovação da parceria com o Instituto Sabin é muito importante para nós. O instituto está conosco desde o início e sempre acreditou na nossa missão e na importância do nosso trabalho para fomentar o ecossistema de inovação social na região”.

“Essa parceria nos permite continuar produzindo conteúdo relevante para capacitar, divulgar e fomentar o trabalho de empreendedores sociais, disseminar conceitos de inovação social para o crescimento do setor, aumentar a nossa pipeline de empresas, estimular o crescimento de nossa rede e assim criar novas oportunidades para todos”, destaca Marcello.

A 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais foi uma iniciativa, que também contou com a parceria do Sebrae RN e da Pipe.Social, e teve como objetivo mapear e premiar negócios socioambientais da região, além de conectar as empresas com possíveis investidores.

Já o Resenhas de Impacto foi um evento online composto por uma série de webinars diários ao longo de uma semana abordando diferentes temas relacionados à inovação social com foco na região Nordeste. A iniciativa contou com a participação de nomes de destaque no ecossistema regional e nacional de impacto social representando diversas organizações com atuação relevante na área.

E com o objetivo de impulsionar negócios de impacto do Nordeste, surgiu o projeto Territórios de Futuro: Acelera Nordeste. O programa criado junto com o Instituto Sabin, a In3citi e o Quintessa, selecionou uma das empresas finalistas da 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais que está sendo acelerada para que possa inovar, ganhar escala e ampliar seu impacto social.

Para 2021, além da produção de novos conteúdos, está prevista a realização de novas chamadas e mapeamentos focados em temas estratégicos para o desenvolvimento socioambiental do Nordeste. O Impacta Nordeste também vai colaborar na capacitação de negócios de impacto. “A ideia é utilizar o nosso conhecimento e expertise para, junto de outros parceiros, ajudar os empreendedores sociais a impulsionar seus negócios e proporcionar ainda mais impacto social”, explica Marcello Santo.

Instituto Sabin

O Instituto Sabin é uma entidade sem fins lucrativos cuja missão é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social. 

Criado em 2005 com a missão de coordenar as ações de responsabilidade social, hoje o instituto também é responsável pelo investimento social do Grupo Sabin, desenvolvendo projetos, programas e parcerias que gerem impacto social positivo em todas as localidades onde o Grupo Sabin está presente.

A partir de um portfólio de programas, projetos, ações e campanhas, o Instituto Sabin atua estabelecendo sólidos relacionamentos com comunidades, organizações da sociedade civil, governos, empresas, institutos e fundações, sempre buscando criar sinergias entre iniciativas que visem a promoção da qualidade de vida e a inovação social.

Com números mensurados ao final de 2020, o instituto já:

  • Impactou positivamente a vida de mais de 1,1 milhões de pessoas;
  • Atendeu mais de 290 organizações da sociedade civil;
  • Ofereceu mais de 705.000 exames gratuitos à pessoas em situação de vulnerabilidade;
  • Investiu mais de 47 milhões de reais diretamente na sociedade.

Impacta Nordeste

A plataforma Impacta Nordeste dá voz a atores locais e conta a história de dezenas de empreendedores, mostrando o potencial de inovação social do Nordeste para todo o ecossistema. Disseminando conceitos de inovação social por meio de conteúdos e eventos para milhares de pessoas e divulgando centenas de oportunidades para os empreendedores locais.

Além de disseminar conhecimento, conceitos de inovação social e oportunidades, o Impacta Nordeste também tem a missão de mostrar o que está sendo feito na região para gerar oportunidades. Ao longo de 2020, a plataforma teve mais de milhares de visualizações, produziu 255 notícias sobre o ecossistema e 23 conteúdos especiais para capacitar empreendedores sociais. Pelo trabalho realizado, conquistou o Prêmio Jornalista de Impacto na categoria inovação e foi contemplado em dois editais para desenvolver novas iniciativas para o ecossistema regional, o Sebraelab RN e o Elos de Impacto ICE.

Por meio do mapeamento realizado pela plataforma estão sendo identificadas centenas de negócios de impacto social, organizações e empresas de economia criativa na região. Além de mapear, as chamadas também oferecem premiações em dinheiro, capacitações e conexão com possíveis investidores. O Impacta Nordeste possui mais de 600 empresas no pipeline, conseguiu conectar 22 empresas com investidores, promoveu o investimento de mais de R$ 450 mil por meio de articulações e parcerias e distribuiu mais de R$ 20 mil em premiações.

Assine nossa neswletter