Economia Criativa

Mapeamento Sebrae de Economia Criativa do Nordeste identifica 515 negócios criativos na região; confira dados exclusivos

3 mins de leitura

Por Impacta Nordeste


A iniciativa realizada pelo Sebrae em parceria com o Impacta Nordeste e busca e seleção da Pipe.Social mapeou empresas da economia criativa no Nordeste para identificar desafios e oportunidades para fomentar o setor. Os empreendedores cadastrados também concorrem a capacitação e prêmio em dinheiro, além de participação na rede de criativos do Sebrae.

Qual é o perfil dos negócios criativos do Nordeste? Entre agosto e outubro de 2020, o Mapeamento Sebrae de Economia Criativa do Nordeste recebeu 548 inscrições e identificou 515 negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que geram valor econômico na região.

A iniciativa realizada pelo Sebrae em parceria com o Impacta Nordeste e busca e seleção da Pipe.Social tem o objetivo de compreender melhor o ecossistema de economia criativa no Nordeste para identificar desafios e oportunidades para fomentar o setor. Além disso, os inscritos na iniciativa concorrem a capacitações do Sebrae e prêmios em dinheiro. Os cadastrados também serão convidados para participar da rede de criativos da região a ser criada pelo Sebrae.

Foram mapeados negócios de diversos segmentos, divididos em quatro categorias. 63% responderam atuar na cultura (expressões culturais, patrimônio e artes, música, artes visuais e artes cênica), 47% em consumo (publicidade, marketing arquitetura, design e moda), 25% em mídias (editorial, games e audiovisual) e 8% em tecnologia (P&D, biotecnologia e TIC)*.

De acordo com o mapeamento, 62% das empresas possui um modelo de comercialização B2C, ou seja, venda direta para o consumidor. 61% das empresas faturam até 100 mil reais e 16% afirmam já serem sustentáveis financeiramente.

O mapeamento avaliou ainda a fase de desenvolvimento dos negócios criativos da região. 39% está na fase de organização do negócio, 20% no MVP. A idade dos negócios é equilibrada, sendo que 33% possui mais de 5 anos, 32% até 2 anos e 28% de 2 a 5 anos.

O perfil do empreendedor criativo do Nordeste é diverso. Com relação a raça, 38% se declara pardo, 37% branco, 20% negro, 1% indígena. As mulheres representam 55%, homens 43%, 1% se declararam transgênero e 1% não respondeu. A média de idade da maioria dos fundadores é de 30 a 39 de idade (32%).

Jane Blandina, Coordenadora Nacional de Economia Criativa do Sebrae Nacional, destacou a importância desses dados para desenvolver novas iniciativas para fomentar o setor. “Conhecer as especificidades dos empreendedores criativos é de suma importância para o Sebrae. Com este mapeamento, conseguimos ver e analisar estas empresas e iremos direcionar nossos esforços e elaborar estratégias de atuação para atender as demandas reprimidas e fortalecer o ecossistema da economia criativa do Nordeste”, afirmou Jane.

Para Marcello Santo, diretor fundador do Impacta Nordeste, “identificar o perfil das empresas e dos empreendedores da economia criativa é muito importante para pensar em estratégias para o setor. Acreditamos que a região é uma potência criativa e que esse é um dos caminhos para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste.”

Quer conferir os dados completos do mapeamento de economia criativa do Nordeste? CLIQUE AQUI para baixar o infográfico!

Premiação

Com o término do período de inscrição, o Impacta Nordeste e o Sebrae, com auxilio da Pipe.Social, vão analisar os resultados e definir as empresa que serão contempladas com as premiações.

Os inscritos na iniciativa concorrem a vinte e sete (27) capacitações do Sebrae (sendo três por estado) e quatro prêmios de R$2.000,00. A premiação em dinheiro será definida entre oito finalistas (as duas melhores propostas em cada uma das quatro categoria) por meio de uma campanha de engajamento nas redes sociais do Impacta Nordeste.

As quatro categoria são:

  • Cultura (expressões culturais, patrimônio e artes, música, artes visuais e artes cênica);
  • Consumo (publicidade, marketing arquitetura, design e moda);
  • Mídias (editorial, games e audiovisual);
  • Tecnologia (P&D, biotecnologia e TIC).

O anúncio dos contemplados com as capacitações e os finalistas do prêmio em dinheiro será no dia 9 de novembro.

*Uma empresa pode fazer parte de mais de uma categoria.


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